Vila Darcy Penteado

Um destino consciente em meio a uma das mais importantes reservas da Mata Atlântica, a Mata da Câmara.

A apenas 40 minutos da capital paulista, a cidade de São Roque abriga um dos raros polos turísticos que se desenvolve de forma consciente e planejada: Vila Darcy Penteado, bairro em que o Hotel Villa Rossa está inserido e homenageia o artista plástico são-roquense.

Inaugurado no ano de 2.000, com base em valores fortemente pautados no compromisso socioambiental, de modo a reunir de forma única e harmônica, uma das mais inspiradoras histórias de integração da natureza, hospedagem, gastronomia, arte e golfe.

O encantamento da viagem à Vila Darcy Penteado começa antes mesmo de se atingir o destino: oito quilômetros de mata a separam da cidade de São Roque. A natureza chama a atenção e a distância, que já é pequena, fica ainda menor graças à oportunidade de contemplação de um ecossistema que abriga milhares de espécies de animais e plantas e que foi eleito, em 2011, patrimônio natural da humanidade.
Neste cenário privilegiado estão ruas com nomes que dão luz aos expoentes artistas do Modernismo e levam aos endereços:

  • Hotel Villa Rossa: alta gastronomia, contato com a natureza e amplo espaço para eventos.
  • Restaurante Cascudo: gastronomia brasileira, cultura, natureza e arte.
  • Campo e Clube de Golfe Vila da Mata: conecta esporte ao lazer, cultura e turismo.
  • Bar Gare da Mata: espaço gastronômico dedicado para receber os golfistas e eventos sociais.
  • Loja Mállika: localizada dentro do Restaurante Cascudo, oferece peças de arte, decoração e brindes diferenciados.
  • Residencial Vila da Mata: loteamento exclusivo com terrenos de 1.000 a 1.700 metros quadrados, projetados, em sua maioria, pela arquiteta Patrícia O’Reilly a partir de conceitos de sustentabilidade.

Gestão Ambiental e Sustentabilidade

A sustentabilidade está na pauta da Vila Darcy Penteado desde a criação do bairro. Desse modo, os empreendimentos que a compõem se integram à natureza e ao seu entorno graças ao desenvolvimento e adoção de ações como projeto urbano bioclimático, iluminação pública com energia solar, ciclovias, captação de águas pluviais e residuais, reaproveitamento de água da chuva para irrigação do campo de golfe, paisagismo com plantas nativas, corredores de fauna e uso de materiais de baixo consumo energético em todas as instalações, sensibilizando clientes, fornecedores, funcionários e a comunidade, em geral.